Permanecer no ninho ou retirar-se do ninho

 

“Valentia e covardia são as duas faces de uma mesma moeda: a do discernimento que só o Espírito Santo pode nos conceder. Há momentos em que o Espírito Santo nos enche de fé e força para lutar, força muito além da nossa capacidade de compreensao, e custe o que custar avançamos. No centro desta decisão tem o aval divino, algo que não conseguimos explicar em palavras, só sabemos obedecer. São momentos que para outros parecem ser de decisão difícil, mas que para quem é tocado a tomar a decisão é momento de certeza, não há dúvida. Abraão levando Isaque para ser sacrificado é um exemplo. Gideão lutando contra os Midianitas, outro exemplo. Paulo enfrentando uma emboscada de morte em Jerusalém, outro exemplo. Davi, tão pequenininho enfrentando Golias, o gigante… A certeza é tão clara que fazemos além, muito mais que outros fariam. Se nos for pedido para andar uma milha, vamos duas. Se nos bater em um lado da face, oferecemos tb a outra. Mas tudo faremos com propósito, sem afronta a nós mesmos, ao próximo e principalmente a Deus.

Há quem afirme: “Esta obra é obra para valentes”. Pode ser que sim, mas o reino de Deus é para quem tem discernimento, porque há momentos de ficar, lutar, morrer se for preciso, e há momentos de sair de fininho, fugir, se retirar, se esconder, preservar a própria vida. Jesus fugiu. Jesus se retirou, Jesus se esquivou. Há quem chame isto de covardia. Há quem afirme que um valente fica e enfrenta tudo. Quem tem discernimento sabe que o que Jesus tinha que fazer naquele exato momento era isto mesmo, se retirar! Mas tem um dado interessante em tudo que li e pesquisei até hoje: Jesus nunca se retirou da presença de um pecador! Ele sempre teve amor, paciencia, carinho, sempre uma palavra de afeto e consideração com o fraco, o caído, o pecador. Respondia os questionamentos deles os instigando a ir um passo à frente e reconhecer que necessitavam mudanças. E por ter sofrido esta mudança, muitos foram curados dos mais diversos males. Mas ao contrário da paciencia que Jesus teve com os pecadores, ele nao teve nenhuma com os religiosos da sua época. Os poucos diálogos que teve com eles foi para chama-los de sepulcro caiado… branquinhos por fora, mas podres por dentro! Ou chamá-los de raça de víboras… engraçado… víboras não fazem tocas, casas, colméias, cavernas… fazem ninhos…

Se vc tem sido um profeta que tem sido mal recebido em seu meio, tem visto a falta de fé, falta de verdade, de honestidade, e tem exposto isto aos demais provocando a ira dos leprosos da fé, e estes estão com intento de te derrubar, retire-se! Lucas 4: 24 a 30 . Jesus se retirou. Não havia como estar naquele meio, movido por atitudes e interesses contrários ao que Deus espera de seu povo.

Se no meio em que vc congrega baseiam sua fé pelos cargos que vc “conquistou” ou não, pelo seu tempo maior ou menor de “obra”, pelas suas vestes, ou se não discernem que o que vc fala, fala vindo de sua comunhão com Deus ou não… Se vc vive em um clima de alerta máximo dentro de um lugar que teria que ser um bálsamo para se refrescar das feridas do mundo, mas ao contrário, este meio tem te ferido mais que o mundo… Retire-se! João 8: 45 a 59. Jesus se retirou. A verdade dita em um meio como este nunca vai ser entendida como dita por Deus. Vc será julgado sempre como um caído endemoniado. Assim julgaram Jesus. Quem é de Deus escuta as palavras de Deus, quem não é, as transforma em pedras para atacar quem fala.

Se no meio que vc congrega, vc tem que escolher entre usar saia ou ser considerada sem comunhão com Deus; entre um culto ou uma reunião familiar; um culto ou passar horas com seus filhos ou pais em necessidade; um culto ou cuidar do seu casamento… Se vc tem que escolher entre legalismos e imposicoes de homens ou amar o pecador e se importar com ele em oração e ação; entre obedecer incondicionalmente aos que se dizem santos ou amar incondicionalmente a todos… Então retire-se deste meio! Por causa das suas atitudes e questionamentos fazem reuniões às suas costas para te condenar…? Retire-se deste meio! Mateus 12: 11 a 15 Jesus se retirou! Onde legalismos, falta de amor, de respeito e exigencias descabidas operam, não há lugar para Jesus. Ele sái, e não sái sozinho, uma grande multidão sái junto! E há quem afirme que se vc sair não leva Jesus e nem o Espírito Santo… A quem dar crédito? À Palavra de Deus ou a homens? Decida-se com fé e confiança se permanece ou se se retira! Mas não entre em debates, simplesmente sáia! Jesus nunca debateu, tomou sua direção e saiu. Simples assim.

Se duvidam da sua fé, se o condenam pensando estarem acima de vc para te julgar como se fossem seus juizes, anulando o que dizem as escrituras a respeito dos que servem a Deus sobre fazerem obras e terem fé genuina trabalhando harmoniosamente no testemunho de um servo, mas desacreditam de uma e outra em sua vida, levando muitos a pensarem o mesmo a seu respeito…Se buscam contradicoes em sua vida para o desmoralizar e ser apanhado por suas mãos… Escape deste ninho! João 10:32 a 41 Jesus escapou! Preserve o que Deus tem te dado, cresça com liberdade em adorar a Deus e exercer com alegria e plenitude a fé e as obras que Deus te confiou realizar. Saiba que Jesus sái deste meio e não sái sozinho: Uma multidão o acompanha para sair junto! Leia os versículos que estão aqui citados, e estes falarão melhor que estas muitas palavras!

Se no meio em que vc congrega estão temendo que vc se retire do “ninho” e como sabem que vc é usado abundantemente na vida de muitos para saciar a fome destes através da palavra, e se vc sair outros te acompanharão, então querem te promover, ou já até o fizeram nestes ultimos dias. Isto antes dos escandalos não foi cogitado, mas agora sua influencia sobre muitos opera milagres e querem à força elevar sua condição a uma de destaque, fazendo-o um “rei” da noite para o dia… Chegaram à conclusao de que “Este é verdadeiramente o profeta (irmão ou irmã) que devia vir ao mundo (estar no cargo). João 6:14″ ” … que devia vir (não veio ainda, mas devia ter vindo antes um profeta como este tal de Jesus que multiplica pão e peixes milagrosamente para sensacionalizar a muitos) ou no caso de levantar irmãos de último momento, às pressas pode significar: “… que devia vir (não foi levantado ainda, mas devia ter sido levantado antes um irmão ou irmã como este tal que estamos levantando agora por causa da saída de muitos) Não que vc nao tivesse capacidade para tal, mas pelo fato de o decidirem fazer agora, em um momento onde a motivacao claramente é a de interesses humanos e nao vinda do alto… querendo eles, assim, confundir sua permanência no ninho… Retire-se deste meio! João 6:12 a 15 Jesus se retirou!

Ele não precisa do homem para elevá-Lo à condição de rei, Ele é Rei eterno! Querer coroar Jesus para a partir daquele momento Ele estar revestido de autoridade conferida por homens, Jesus nunca se submeteria a isto!! Somos nós quem temos que nos elevar à condição de Seus servos, e não de O diminuir à condição de depender de nosso aval para O coroarmos rei! Vc precisa disto? Permaneça no ninho se precisa. Caso contrário, retire-se como fez Jesus! Ele é Rei para quem O reconhece assim – eterno – e não vai, daí em diante reconhece-Lo.

A diferença entre a não aceitação e a aceitação de Jesus deste reconhecimento de Sua realeza está na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho. Ele sabia a motivação regozijante da multidão em recebe-Lo como Rei. Estendiam suas vestes pelo caminho onde Ele passaria, era quase que se cada um dos presentes quisessem se estender no chão em lugar de suas vestes, eu consigo captar este sentimento de esvaziar-se de si mesmos e exaltar ao Rei! Eu nao consigo imaginar outra coisa melhor para ter sido feita neste momento! Mas Jesus nao pisaria em ninguém, entao que pisasse em minhas vestes, glórias a Ti Senhor! E Ele, humildemente aceitou ser aclamado Rei por aquelas pessoas. Que diferença!! Em um momento ele se esquiva, retira-se do ambiente às pressas. Ele sabe o intento daqueles coracoes. Seria uma apoteose oferecer um espetáculo aos demais tendo no centro um multiplicador de peixes e pães! Decididamente Jesus não ficaria neste ninho! Hoje os religiosos preparariam um alto palanque com muito brilho e sistema de som de última geração, colocariam no topo das transmissoes o logo de sua obra maravilhosa (um com um rabinho suspeito parecendo uma cobra…), trocariam o jumentinho por uma limousine rodeada por seguranças fortemente armados, e convidariam uma platéia seleta que incluiria desde os mais ricos e famosos até políticos de renome no cenário internacional para receberem o Rei – que não se deixaria estar neste meio! Ele se esquivaria!

Mas quando foi o momento requerido, Jesus a si mesmo entregou à morte, e morte de cruz… Ele nunca foi e nunca será um covarde! Ele é O Todo Poderoso, Varão de Guerra, O nosso General, Aquele que nos treina para as batalhas (dEle)! Ele só não luta uma luta que não é dEle, é do homem. Ele nos dá o exemplo de fuga, de retirada, de escape quando a situação está mergulhada em interesses mesquinhos do homem. Isto é nobreza meu irmão, minha irmã, isto NÃO é covardia! Nobre que é, Ele saiu calado de várias situações de perigo, não ficou para ajudar numa “grande obra”, não jogou a culpa nos homens dizendo que em todo lugar sempre existirá escândalos, não negociou mudanças, não esperou melhoras, não se sentiu devedor do que quer que fosse naquele meio. Ele viu o que estava por trás das aparências de santidade, discerniu e agiu se retirando. Quem faz parte da igreja fiel sabe que onde estiver, o Espírito Santo alí com ele estará, não precisa de um carimbo de igreja alguma dando um “Liberado” para Jesus nos acompanhar ou um “Negado” e Jesus calado e de braços cruzados espera seu momento de agir… Não!!!!! Jesus age aqui e agora, assim como está fazendo em seu peito, queimando as dúvidas, cimentando a certeza em sua alma, concedendo poder do alto para te libertar e te fazer verdadeiramente liberto, pq é ELE quem te quer assim!

Os que a si reconhecem cheios de honra e acima de questionamentos, temem cair em descrédito perante o povo, e que tudo o que construiram venha a ser estimado em nada, assim como tb temem que seja destruída a majestade daquilo que veneram (ICM) nos 5 continentes. Por isto instigam a todos a se irarem contra quem os denuncia e instigam a todos a defender: Oh, quão grande é esta obra!… Atos 18:27, 28. Teem medo de perder a mordomia fácil e vitalícia que um povo simples trabalha para os sustentar. Defender a obra é a estratégia!

Pode até ser que tenha começado de forma agradável a Deus e assim se mantido por muito tempo, mas que com certeza se transformou em algo onde é o homem o centro de tudo. O que vc como servo e serva tem recebido dentro de um ninho sujo, vc receberia em qualquer outro lugar deste mundo, pq é a sua intimidade com o Pai é que contava, nao o meio onde vc estava.

Só que tem um detalhe: Vc era inocente, nao sabia onde estava! De agora em diante vc nao pode mais alegar inocencia! Em cima do muro e o lado de lá são a mesma coisa!! Deus afirma em Sua Palavra que não leva em conta nosso tempo de ignorancia. Este tempo agora é de quem sabe do que se trata e passou a ser contado para cada um de nós.

Permanecer no ninho é assumir um compromisso.

Retirar-se do ninho é assumir um outro compromisso.

Escolha com quem assumí-lo.”

Maria

  • Resolva a seguinte pergunta para envio *

    You may use these HTML tags: <a> <abbr> <acronym> <b> <blockquote> <cite> <code> <del> <em> <i> <q> <s> <strike> <strong>

  • Comment Feed for this Post